Jerusha Chang

         



         

           Em 1991 Liu Pai Lin cria, com a colaboração de Jerusha Chang a Associação Tai Chi Pai Lin, em São Paulo - SP, instrumento para ampliar a divulgação de seus ensinamentos e garantir a continuidade de sua transmissão.
          Jerusha Chang é  Jerusha é arquiteta paisagista, e sobretudo discípula, assistente e intérprete do Mestre Liu. Ela representa a continuação da transmissão dos conhecimento do mestre Liu, e é a presidente vitalícia da Associação Tai Chi Pai Lin.    
           Apesar de ter aprendido a falar um pouco de português, Liu Pai Lin preferia realizar suas palestras em chinês devido a maior fluência, possibilitando maior aprofundamento nos conceitos associados ao taoísmo. Seus tradutores mais frequentes foram discípulos ou membros da família como Maria Lucia Lee, Jerusha Chang, Tsai Shien Jong, seu filho Liu Chih Ming, e suas netas Nana Liu e Cinthia Liu.


             Segundo informações na página OPlivros:


"Arquiteta pelo Mackenzie. Pouco antes de graduar-se, conheceu o Mestre taoísta Liu Pai Lin,
enquanto atuava como estagiária junto ao DEPAVE, Departamento de Parques e Áreas Verdes da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo. 
Depois de formada, efetivou-se trabalhando nos projetos de paisagismo do Departamento.
Sua projeção como discípula direta do Mestre Liu Pai Lin, 
atuando também como sua intérprete e guia pelos caminhos de São Paulo desde sua chegada à cidade, 
fez com que surgisse a oportunidade de trabalhar com as práticas taoístas
 – mais tarde reunidas sob o nome “Tai Chi Pai Lin” – 
junto à Secretaria da Saúde.
Vários conhecimentos da milenar tradição chinesa foram repassados por Jerusha aos funcionários e colaboradores do serviço público, com surpreendentes resultados.
O reconhecimento da eficácia de seu trabalho, colocou-a nas trilhas da qualidade de vida, muito marcadamente por meio da difusão do Tai Chi Chuan e do treino da serenidade conhecido como “Sentar a Calma”; com a criação da UMAPAZ – Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz, Mestra Jerusha teve a oportunidade de consolidar seus ensinamentos também através da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.
Colaboradora da UNIPAZ – Universidade Holística Internacional, é também fundadora da Associação Tai Chi Pai Lin, que preserva e reverencia os ensinamentos do Mestre Pai Lin, a quem acompanhou por 23 anos consecutivos, até seu retorno “ao seio da Grande Mãe”, em 2000.



Vídeos e entrevistas com Jerusha:
http://www.youtube.com/watch?v=UwI_YCDDQzM - Diferença entre o Tai Chi Pai Lin e o Tai Chi Chuan tradicional


http://www.youtube.com/watch?v=OrP9kGg6Pwg&feature=related - Jerusha Chang ensina a Postura de Abraçar a Árvore

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relato festa junina na ACBJ-PB - 17/06/2017

Coro Hatsuhinode - Relato visita ao Abrigo AMEM