TA ZHOU TIEN - Circulação do Grande Universo


Técnica “Circulação do Grande Universo”
(TA ZHOU TIEN)
Mestre Shioda
Eliana Camargo


Esta é uma técnica taoísta para circulação da energia do Universo por todo o corpo. 
É um complemento à Circulação do Pequeno Universo.

Método Básico

1 Preferencialmente sentado com a postura ereta, manter-se relaxado e colocar a língua no palato superior.

2 Juntar o polegar e dedo médio da mão esquerda e posicionar o polegar direito no círculo formado. “Abraçar” com os quatro dedos da mão direita, a mão esquerda. (Yin abraça o Yang), posicionando as mãos um pouco abaixo do umbigo.

3 Manter os olhos fechados e os pés apoiados no chão.

4 Por 1 ou 2 minutos mentalizar o grande universo.

5 Inspirar lentamente (min. 12 s) e imaginar que a energia está entrando por entre as sobrancelhas (ponto Yin Tan) e pelo alto da cabeça (ponto Pai Huei) e indo até o Lin Tai. Segurar a respiração por 3 segundos.

6 Expirar mentalizando que a energia desce e passa pela hipófise, língua, garganta, peito, umbigo e vai até o Yin Chao.

7 Após 3 segundos, inspirar novamente, mentalizando que a energia sobe por trás de toda coluna chegando novamente ao Lin Tai. Sem soltar a respiração, engolir a saliva e expirar mentalizando novamente que a energia desce e passa pela hipófise, língua, garganta, peito e pára no umbigo no ponto Tai Yuen .

8 Colocar as mãos sobre os joelhos com as palmas para cima.

9 Após 3 segundos inspirar e imaginar a energia dividindo-se lateralmente e chegando ao ponto Min Men. Expirar neste ponto.
10 Depois, inspirar e mentalizar a energia subindo por trás da coluna até a 1ª torácica (pare por 3 segundos).

11 Expirar, descendo a energia pelos ombros, braços (lateral externa), dedos médios e centro das palmas das mãos. Parar por 3 segundos.

12 Inspirar mentalizando que a energia sobe pelo centro das palmas das mãos, laterais internas dos braços e chega à garganta (ponto Tien Tu). Pare por 3 segundos sem soltar a respiração. Volte as mãos à posição inicial.

13 Expirar levando a energia devagar até o Yin Chao (mulheres na menopausa e os homens levam e energia pelo centro, mulheres que ainda menstruam levam a energia passando pelos mamilos). Inspire novamente e leve a energia até o centro do peito. Expire devagar levando a energia ao Yin Chao.
14 Após 3 segundos, inspirar separando a energia e levando pela virilha, quadril até o ponto do nervo ciático (Huan Tiau). Parar por 3 segundos.

15 Expirar levando a energia pelas laterais externas das coxas, pernas, pés (2º dedo) e centro da planta dos pés (ponto Yion Chien). Parar de 3 a 7 segundos.

16 Inspirar lentamente, mentalizando a energia subindo pelo ponto Yion Chien, laterais internas das pernas, coxas, até o Yin Chao.
Expirar neste mesmo ponto.

17 Após 3 segundos, inspirar novamente, imaginando que a energia sobe por trás de toda coluna chegando novamente ao Lin Tai . Sem soltar a respiração, engolir a saliva e expirar mentalizando que a energia desce e passa pela hipófise, língua, garganta, peito e pára no umbigo no ponto Tai Yuen.

18 Imaginar que no umbigo a energia é depositada em uma bola (ponto Tai Yuen) localizada 3 cm atrás do umbigo.


Para não ocorrer perda de energia neste processo, é necessário que o praticante mantenha-se concentrado.

Praticar a Circulação do Grande Universo no mínimo 1 vez ao dia.

Procure praticar pela manhã ao ar livre, após fazer um gargarejo e tomar 1/3 de um copo de água.

arquivo pdf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relato festa junina na ACBJ-PB - 17/06/2017

Coro Hatsuhinode - Relato visita ao Abrigo AMEM