2013 ano da serpente


Bom dia, queridos amigos
Eu, Fábio Guedes, volto a fazer contato com os apreciadores dessa arte, o T'ai-Chi
E inicio este ano repassando uma mensagem carinhosa de nossa ilustre Alice Lumi Satomi.
Aproveito para marcar a volta de nossas práticas no dia 18 de Janeiro, 06:00hs na Capela, ao lado do DCE.
Um grande abraço a todos.

"Queridos adeptos e simpatizantes do T'ai-chi Chuan
Agradeço ao pessoal que passou pelo Projeto Cultura Oriental, no ano de 2012, principalmente ao monitor voluntário Fábio Guedes e aos que tornaram o grupo coeso e divertido com a participação no Festival do Japão, passeios, saraus e apresentações musicais. Obrigada também à Tereza Morato pela continuidade do grupo da Adufpb.
Nas culturas influenciadas pela China, o ano de 2013 será regido pela  prateada serpente d’água.
No ocidente a cobra é simbolizada, principalmente como animal peçonhento, mas tem em comum com o extremo oriente a representação da sabedoria e do conhecimento. Nos países asiáticos predominados pela cultura do arroz, a serpente vive junto aos arrozais, protegendo-os dos ratos, por isso ela é um símbolo de sorte e prosperidade.
Através da filosofia e técnica do T’ai-chi Chuan, aprendemos que boa parte da flexibilidade dos movimentos é inspirada na maleabilidade dos movimentos de ataque e defesa da serpente. Quando a serpente se desenrola para atacar, move-se com golpes planejados, rápidos e certeiros. Por isso a tendência do ano é a reflexão, planejamento e procura de respostas, em que nos sentiremos protegidos por nossa própria inteligência, elegância, sensualidade e pensamento ágil, ou rapidez entre o projeto e a consecução. A serpente de água é um pouco mais sensível, emotiva, perceptiva e conservadora, mas sabe manter o foco e a concentração, com eficiência, lógica e mente analítica.
Assim com na era de aquário as certezas cedem lugar para as dúvidas e as pessoas começam a abrir suas mentes, rompendo certos paradigmas, acentua-se a capacidade de compreender o comportamento das pessoas, aumentando o interesse em psicologia e métodos holísticos de autoconhecimento.
Que o ano de 2013 seja serpenteado pelos motes do zodíaco extremo oriental: visão, intuição, estratégia, planejamento e sabedoria.
Lembrando também que as aulas de t'ai-chi serão retomadas a partir do dia 16 de janeiro no mesmo horário (quartas e sextas entre 6:30 e 7:30), em frente a capela da UFPB (confirmar com o fabioloki@gmail.com). 
Na sede social da Adufpb, mesmo horário, verificar a data da retomada com a Tereza Morato t_morato_silva@hotmail.com 
abraço com as boas energias do ano novo"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relato festa junina na ACBJ-PB - 17/06/2017

Coro Hatsuhinode - Relato visita ao Abrigo AMEM