X Festival do Japão na Paraíba - Após o festival.

O X Festival do Japão na Paraíba foi marcante esse ano de 2015, teve um pouco de tudo, para todos os gostos e tudo muito belo. Como nas edições anteriores fica um gosto de quero mais e a nostalgia ao rever as imagens e lembrar do passeio pelos diversos ambientes que apresentaram um pouco da maravilhosa cultura japonesa; ao mesmo tempo nos deixa sempre ansiosos para a próxima edição.
Esta edição do festival contou com uma exposição de quimonos. A surpresa ficou por conta do desfile com os mais belos exemplares da vestimenta tradicional. As modelos contaram com crianças e adultos exibindo cortes, estampas e curiosidades sobre os diversos elementos que compõem a vestimenta como as faixas, os tipos de kimonos, os adereços, etc.
Além disso houve a apresentação de várias atividades que são realizadas na Associação como o Coral Hatsuhinode, o grupo de Taiko Tatakinan, o Tai Chi Chuan, além da exibição dos belíssimos arranjos florais: Ikebana. Oficinas de origami, furoshiki, manga, língua japonesa etc. E todo o espaço da Usina Cultural Energisa era um pedaço do Japão. Os concursos e apresentações de  karaokê, video games, asian pop, disputas de LARP, artes marciais como Aikidô, Kendô e Kyudô, etc. 
A música esteve presente em todo o evento também com as apresentações do Jampakoto, do Engenho Imaginário, a Escola Suzuki de violinos. Além da fantástica apresentação da cantora japonesa Mariko Nakahira, que encantou o público desde a apreciação de sua voz na abertura do evento e criou verdadeiros apaixonados no show realizado no dia seguinte. Esbanjando simpatia e paixão pelo Brasil, sua primeira visita ao nordeste não poderia ter sido melhor. E ela cantou de tudo: de músicas tradicionais japonesas, até músicas brasileiras como samba e músicas infantis de nossa terra.



































































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relato festa junina na ACBJ-PB - 17/06/2017

Coro Hatsuhinode - Relato visita ao Abrigo AMEM