Apresentação musical do Coro Hatsuhinode




Projeto Cultura Oriental

apresenta

Coro Hatsuhinode em "Canto de (alg)um lugar"



Dia 20 de novembro, às 20h00, 
no Teatro Santa Catarina, em Cabedelo

Dia 21 de novembro, às 20h00, 
na sala Radegundis Feitosa, CCTA/UFPB




As oficinas acontecerão nos dias: 
18/11 - 14hs: Escola Estadual Imaculada Conceição - Cabedelo
19/11 - 13hs: Sala Aruanda - CCTA-UFPB
 

 Princípios de sutileza, onde o canto é um “dô”, um gesto, um caminho


“Calcado em signos da cultura japonesa e brasileira – a flor de cerejeira, o zen, o sushi, o pavão, o dendê, a figura do sertanejo, o bem-te-vi – o roteiro abraça a música como um caminho, uma senda, um ‘dô’, ou seja, uma ‘via de acesso a uma experiência’[.. e] tematiza o fluxo temporal: a passagem do dia, o correr das estações, a transitoriedade e a mutação, seguindo do micro ao macrocosmo, em fractal, como na famosa onda da gravura de Hokusai”.
Carlos Magno Fernandes (professor de Comunicação UFPB)

Contemplado pelo Edital do FIC/2015, o projeto "Canto de (alg)um lugar" compreende duas oficinas de canto coral e duas apresentações, em Cabedelo e João Pessoa. O recital, composto por arranjos ou combinações inéditas para coro, é dividido em três blocos conforme as poéticas do entre lugar, do lugar da água e da saudade, cantando a preservação, a natureza e sentimentos por um devir ideal. O espetáculo conta com a coordenação de Fabio Xavier, concepção e direção de Alice Lumi (musical), Valeska Picado (cênica), regência de Onivaldo Junior e monitoria de Renata Azevedo.
Sob a iniciativa de Alice Lumi o coro surgiu em 2004, integrado por alunos e professores da UFPB, quando participou do Primeiro Recital de Música Japonesa na Paraíba. O coro tem cantado em feiras, mostras e encontros de comunidades japonesas, culturais, acadêmicas e de corais no nordeste e sudeste, chegando a representar o nordeste na comemoração do centenário da imigração, em São Paulo, em 2008.
Após breve interrupção o coro “Hatsuhinode [primeiro alvorecer]” retomou em 2010, integrado por membros da Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba. Desde 2011 é uma das atividades centralizadoras do Projeto Cultura Oriental: práticas musicais, linguísticas e psicossomáticas, uma parceria entre a ACBJ-PB e o Programa de Extensão da UFPB, pelo qual recebeu o premio Elo Cidadão em 2014, por ter atuado, também, em projetos sociais ou culturais em hospitais, asilos, escolas e universidades, em João Pessoa.
O espetáculo se realiza graças ao Patrocínio: Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos / Secretaria de Estado da Cultura / Governo da Paraíba.

Contamos com sua presença e prestigio.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relato festa junina na ACBJ-PB - 17/06/2017

Coro Hatsuhinode - Relato visita ao Abrigo AMEM